terça-feira, 5 de junho de 2007

Sobre a dor...

Com o bracinho que parecia uma perna de grilo de tão magro , Pablo sentou para se tatuar todo confiante sem almoçar ,cheio de coragem mas com a menor ideia se doia ou não ,mas logo na primeiras linhas quase uma branqueira , o olho arregalado ,a boca seca e branca ,a mão suando ...
-Pera um minuto tem um gole de agua ai? pediu Pablo louco para parar e respirar ....
-Caramba essa porra dói maluco ,que troço estranho ,sei lá num parece muito dor mas incomoda!!! dizia Pablo
-Relaxa que daqui a pouco piora, hahahhaa !
-Brincadeira !!! Come um bagulho tipo uma coxinha na padaria que tu já melhora ! respondeu o tatuador
dito e feito...
Não tinha a menor idéia de como seria tatuar, parecia um choquinho elétrico ,misturado com um arranhão ,mas quando parava parecia ter tomado muito sol de verão em cima de um único lugar,o jeito era voltar da padaria e continuar, afinal tava ali para sair tatuado.
O engraçado é que em pouco tempo já não sentia quase mais nada da dor ,como num passe de mágica, era o corpo humano,reagindo, maravilhoso criado por Deus para nos proteger de momentos dificeis , rsrsrs. Parece incrível como é perfeito o nosso corpo, após uns minutinhos já começava a produzir endorfina e dopamina foi aumentando a sensação de sono e de paz, em pouquissimos minutos o quadro tinha mudado da agua para o vinho e tinha passado a dor quase completamente.
Já perceberam a disposição de tudo do nosso corpo como é perfeita ?
é uma loucura , todos os nossos orgãos ficam escondidos quando nos fechamos como uma bola com os braços encolhidos protegendo a cabeça e o rosto ,com os joelhos flexionados na frente da barriga. O projeto do corpo é perfeito, podemos rolar longe nessa posição sem maiores danos,reparem que todo os orgãos internos ficam todos muito protegidos!

Todo mundo pergunta aos tatuadores onde dói mais para tatuar , mas se notarem bem ,qualquer um pode perceber isso sozinho, sem perguntar a ninguém.
Cada pessoa sente uma sensibilidade diferente dos outros , afinal nossos parâmetros das coisas são diferentes também, porém nosso corpo é igual e tem áreas mais sensíveis iguais em todas as pessoas,essas partes são sempre zonas onde sentimos mais cócegas , zonas erógenas , áreas internas próximas a juntas como cotuvelo, joelho, tornozelo, suvaco , enfim cada um sabe onde é mais sensivel em seu próprio corpo...
Sim ,a dor é psicológica !
Cada um tem sua maneira única para lidar com ela ,uns sofrem demais da conta desnecessariamente, outros desviam a atenção da dor e canalizam sua atenção para outros pontos como uma conversa ,ouvir uma música por exemploe isso faz com que a sensação fique muito mais amena,relaxar bem e mudar o foco da atenção são técnicas que podem ajudar muito a sentir menos a dor,essas técnicas podem ser usadas em qualquer hora não só quando estamos tatuando,creio que aprendemos muito mais a lidar com ela a cada tatuagem que fazemos em nosso corpo ,como um exercício .
As mulheres em geral sentem muito menos dor do que os homens por exemplo, isso porque todo mês sentem dores durante o período de menstruação ,dores de cabeça , mal estar, azia ,dor de barriga entre outros males, tudo isso as faz mais fortes e mais resistentes a dor,elas tem muito mais intimidade com a dor e esse exercício mensal tem uma avaliação final que é o parto.

Uma afirmação posso fazer com certeza ,hoje em dia qualquer um pode passar tranquilamente pela dor de uma tatuagem sem necessidade de nenhum anestésico, porque o método profissional usado atualmente para fazer é extremamente eficiente e rápido,atinge exatamente o ponto onde a tinta deve ficar instalada .

São os frutos do desenvolvimento e aperfeiçoamento das coisas ...
Nossa época é de desenvolvimento e de revolução , as coisas não são como eram antes mais , não há muito tempo atrás os negros eram escravos , os casamentos eram arranjados , muitas mulheres sofriam diversas violências dentro e fora de casa e tinham direito de ficarem todos calados .
Assim era o nosso mundo,algumas tribos comiam gente,outros vendiam as filhas , alguns de tribos mais fortes invadiam e dominavam tribos mais fracas e vendiam seus semelhantes como se vende um produto qualquer, outros barbarizavam e dominavam tudo em nome de Deus.
A natureza do homem que se julgava racional era muito mesquinha e injusta ,porém lado a lado disso tudo haviam pessoas que pensavam diferente,na época que viviam já não concordavam com as coisas como eram e contestaram e muitas vezes morreram por seus ideais e suas convicções ,esses sim eu me identifico, hoje em dia temos muitas pessoas mais evoluidas descendentes dessas outras do passado e já não admitem essas atitudes injustas mais .
Finalmente a razão tem sua vez no Mundo ,mas em alguns lugares do mundo a razão é mais valorizada que outros ,esses lugares são os mais bem desenvolvidos atualmente.
Isso tudo é muito interessante ,é fascinante e belo ...
A águia com o sol que Pablo tatuou no bracinho era além de uma homenagem ao tio também era uma forma de simbolizar uma nova era ,uma nova visão do mundo e das coisas ,uma visão de fora, não era uma águia de rapina sanguinária em busca de uma presa e sim um olhar eficiente claro e nítido livre de estereótipos e julgamentos , um olhar puro de coração vendo as coisas de cima ,uma proteção xamânica talvez...

continua...