domingo, 7 de março de 2010

Continuando 1 ...





Continuando a estoria de como Pablo iniciou na tatuagem...
Num tempo onde só se sabia de tatuagens atravez de conversa , afinal nao existia nehuma publicacao brasileira em portugues sobre o assunto ,muito menos internet naquele tempo ,bem no inicio do ano 1990.
A tatuagem nao tinha nenhum espaço na midia brasileira, o que tinhamos de referencia era a tatuagem de sol com uma andorinha o personagem de novela da rede globo que o ator Mario Gomes interpretou na novela Vereda tropical e o dragao tatuado no braço da musica de Caetano Veloso chamada Menino do Rio interpretada por Baby Consuelo aqui no Brasil .
Enquanto isso nos Estados Unidos as unicas referencias eram uma pequena coluna de tatuagens Gringas numa revista de motociclistas chamada Outlaw Biker onde havia umas 4 fotos de tatuagens e a descricao contendo o nome de seus autores e um livro chamado The sign upon Cain...
Nem nos Estados Unidos tinham muitas empresas de tatuagem que vendiam equipamentos ,apenas duas eram muito famosas ,a National e a Spaulding Rogers .
Era super restrito o mercado e muito inacessivel a todos que buscavam informacoes a respeito do assunto,tinha ainda uma conotacao marginal e suburbana,era malvisto nas casas de familia ,pertencia apenas aos embarcados e aos malandros que circulavam na zona portuaria da cidade de Santos e outros portos do país talvez .
Em Sao Paulo apenas a loja Tattoo You era famosa e tinha alguns tatuadores extrangeiros que faziam muito sucesso e agitacao cultural desde 1979 pelas areas da Vila Madalena .
Os profissionais brasileiros dependiam muito das novidades trazidas do exterior,tanto de materiais quanto de tendencias e compreendimento de uma arte tao recente aqui nas terras brasileiras. Para se ter nocao muitos tatuadores nao tinham a menor nocao de assepsia e muitos tatuavam sem luvas , usavam a mesmo recipiente de tinta ,ate alguns que na epoca eram considerados profissionais... Era final dos anos oitenta ,a geracao de setenta ainda tava curtindo pelas ruas ,uma era onde teve muita liberdade tanta que nao se sabia o que fazer até...
Pablo era apenas um garoto de 15 anos curioso e sedento por informacao sobre o assunto tao intrigante A TATUAGEM.
Quando ele fez a primeira tatuagem em seu corpo franzino de adolecente ,propos ao tatuador que lhe tatuara o Boddy ,já citado em textos anteriores aqui no blog, que lhe vendesse uma maquina feita pelo proprio antes de sua partida para tentar a vida nos Estados Unidos.
A maquina de tatuar era uma gambiarra só ,era feita com um depilador desmontado chamado Ladyshave ,com peças de aluminio dobradas e adaptadas como tubo de caneta bico de lapiseira 0,5 e agulhas de costura Singer de miçangas polidas e amarradas com linha e coladas com superbonder ,o pedal era de maquina de costura e a voltagem era 220V, se existe uma coisa boa dessa maquina era justamente que era muito silenciosa em comparacao com os modelos atuais...
Olha só como brasileiros sao criativos hahahha!
Na verdade a maquina nem foi vendida a ele e sim foi trocada por um joginho estilo donkey kong,um walkman a prova dagua e umas canetas de nankim e alguns trocados.
continua...